Usar fotos HDR ou LDR para um Tour Virtual 360 graus?

 em Dicas, Técnicas

Me lembro quando comecei a fotografar com a minha primeira DSLR, usava JPG porque RAW ocupava muito espaço e eu não entendia o motivo. A qualidade das fotos 360 era OK, mas sempre tinha um lado muito claro, ou muito escuro que eu não conseguia resolver de jeito nenhum. Aí meu amigo André Lauz me apresentou o maravilhoso mundo das Fotos HDR, e então percebi que precisaria compra cartões SD maiores e vários HDs externos pra estocar minha nova fototeca.

Para explicar o porque usar fotos HDR ao fazer um Tour Virtual em 360 graus vamos entender rapidamente o processo padrão (LDR) e a técnica necessária para produzir fotos HDR.

Fotos HDR vs LDR

Processo LDR (padrão)

O processo da captura convencional de fotos se chama LDR (Low Dynamic Range) – ou Alcance Dinâmico Baixo – e registra uma fotometria única de acordo com as configurações da câmera fotográfica no momento do disparo. Num enquadramento complexo, onde existam áreas muito claras e muito escuras, este processo se torna insuficiente para registrar toda a gama de luminância intermediária.

Fotos LDR Panorama

Processo HDR (superior)

No processo de captura de fotos HDR (High Dynamic Range) – ou Alcance Dinâmico Alto – registraremos 3 (ou mais) exposições para cada foto desejada (normal + claras + escuras) permitindo que seja feita uma sobreposição posterior para encontrar a melhor exposição possível em cada área das fotos. Desta forma garantimos que todos os detalhes apareçam, mesmo nas áreas mais claras e escuras, pois o processo de mapeamento tonal utiliza a melhor área de exposição de dada foto para formar o resultado final.

Fotos HDR Panorama

Fotos HDR no processo panográfico 360 graus

Existem algumas formas de usar a técnica de fotos HDR para construir fotos panorâmicas. O mais importante é lembrar de usar a mesma configuração manual para todos os lados da foto esférica. Procure na sua câmera a configuração de Bracketing e tente tirar as fotos com o menor espaço de tento entro cada exposição – veja se sua câmera tem um sistema de multidisparos (burst).

1. HDR na câmera

Algumas câmeras tem esta função, e processa o HDR internamente. Se você usar esta forma, certifique-se de também guardar as fotos originais para tentar um processo externo, caso o resultado interno não te agrade

2. HDR no software de emenda

Atualmente os principais softwares de emenda, como o PTGui Pro e Autopano tem suporte à fotos HDR, basta importar todo o pacote de fotos e configurar as opções para o mapeamento tonal TrueHDR ou Exposure Fusion. O resultado final é uma foto panorâmica 360° em HDR.

3. HDR em cada grupo de fotos e emenda depois

Este processo é mais artesanal, e o controle de tonalidade é mais instintivo, pois usamos as mesmas configurações de processamento tonal para cada grupo de imagens para no final emendar as fotos já tonalizadas. Veja um exemplo fantástico no tutorial de Elia Locardi.

4. HDR com as fotos 360 já emendadas

Este processo é mais trabalhoso mas produz resultados muito bons, já que o processamento de mapeamento tonal das foto HDR poderá ser feito num software específico como o Photomatix. Para garantir o sucesso deste método, é preciso separar as fotos por exposição e usar o mesmo projeto de emenda para cada grupo. Desta forma temos total controle do mapeamento tonal. Outra forma mais simples é usar o PTGui Pro que permite exportar as fotos HDR já emendadas em formato .HDR para que sejam tonalizadas posteriormente.

Comparativo de fotos HDR e LDR em 360°

O Processo LDR (Convencional) é insuficiente para capturar todas as nuances de luz e contraste em todos os lados do ambiente fotografado e deixa muito a desejar no aspecto de unificação da iluminação.

Fotos LDR

O Processo HDR (Superior) permite na edição e tratamento buscarmos maior equilíbrio e uniformidade de luz em todos os lados do ambiente fotografado.

Fotos HDR em 360°

Ambientes pouco iluminados em LDR podem gerar granulação ou fantasmas pela movimentação de pessoas e objetos. Na foto HDR estes defeitos são corrigidos.

Mais exemplos de Fotos HDR

HDR vs LDR

Detalhe da janela no exemplo de fotos 360 acima.

Processo HDR - 3 fotos viram 1

As imagens acima podem gerar diversos resultados dependendo do processamento HDR.

ldr-hdr

Estas fotos HDR são resultado de uma panorama vertical de 4 fotos

HDR - Old_saint_pauls_shotsAs 6 fotos LDR acima foram usadas para compor a foto HDR abaixo
HDR - Old_saint_pauls_result

HDR Antes e Depois da Pós Produção

Exemplo de resultados ainda mais surpreendentes com pós-produção

Quando usar Fotos LDR num Tour Virtual 360 graus?

Em geral, se o ambiente permitir sempre faça fotos HDR, pois como vimos haverá um controle muito maior da fotometria em 360 graus. No entanto, nem sempre é possível controlar o ambiente – em eventos ou em situações de oportunidade fotográfica imediata – e eventualmente não conseguiremos os resultados oferecidos pelo HDR, principalmente quando tivermos que considerar algum destes fatores:

  • Objetos em movimento:
    • Pessoas
    • Trânsito
    • Natureza (ex: ondas do mar, animais, etc.)
  • Fatores climáticos:
    • Ventos
    • Nuvens
    • Sombras de mudança rápida ao nascer e pôr do sol.

Nestes casos, opte por tirar as fotos em RAW em uma fotometria média que privilegie as áreas de maior luminosidade para evitar que estourem, e se necessário use o ISO maior para aumentar a velocidade do obturador e tente corrigir a granulação no tratamento posterior.

Mais informações sobre Fotos HDR

Não deixe de visitar a página Antes e Depois de Elia Locardi para uma experiência interativa de percepção de fotos HDR.

Créditos das Fotos: André LauzBlameTheMonkey.comBG360.net, Klaus Herrmann,, Rich Niewiroski Jr., Wikipedia.

Continue aprendendo com nossas dicas e tutoriais, e se preferir um treinamento individual acesse nossa página de cursos. Não esqueça de deixar seus comentários!

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt
0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Tour Virtual 360 GrausFoto equirectangular com qualquer camera para tour virtual 360