Qual a melhor lente para fazer fotos 360 graus?

 em Dicas, Equipamentos, Técnicas

Para fotografar ambientes em 360° existem muitas opções em equipamentos: câmeras dedicadas, cabeças panorâmicas, softwares especializados e certamente uma vasta gama de opções em lentes também. Para decidir qual a melhor lente para fazer fotos 360 graus veremos quais são os tipos de fotos que podemos realizar.

Lentes diferentes para resultados diferentes

É possível fazer fotos 360° com qualquer câmera, mas dependendo da resolução desejada é preciso escolher entre uma lente com menos ou mais abertura para conseguir mais detalhes ou então para ter menos trabalho com a emenda das fotos.

Full-frame vs. Crop-frame

O tipo de lente interfere principalmente na quantidade de fotos que iremos tirar para cobrir todo o espectro desejado.  A lente poderá aparecer completamente (circular fisheye) ou apenas parcialmente, dependendo da combinação de lente e corpo que você tiver à sua disposição no momento da captura das fotos.

A matemática é simples: quanto maior o ângulo de abertura da lente, menos fotos serão necessárias para capturar os 360° do ambiente. Lembre-se que para uma foto equirectangular é necessário considerar a sobreposição em capturas adicionais acima e abaixo do eixo central.

Full frame vs crop frame

Diferença entre os tipos de lente no corpo

Lentes Zoom = Mais detalhes

Quanto mais fechadas as lentes, mais fotos precisaremos capturar e, consequentemente, maiores e mais detalhadas ficarão as imagens finais. Nas fotos panorâmicas de alta resolução (Gigapixel) são usadas lentes Zoom – 200mm ou mais – para cobrir em detalhes toda a área desejada. Se sua câmera tiver uma boa resolução poderá alcançar imagens imensas para reprodução em 360 graus, com grande riqueza de detalhes.

A gigafoto abaixo bateu o recorde mundial em 2012 usando 48,640 imagens para compor esta foto de 320 gigapixels:


» btlondon2012.co.uk

Lentes Fisheye = Menos fotos

Por outro lado, as lentes do tipo grande angular (fisheye) conseguem capturar um ângulo maior, diminuindo a quantidade de fotos. Com um ângulo de visão de até 180° é possível fazer uma captura 360° com apenas 2 fotos, mas isso depende de um equipamento muito bem ajustado e ainda assim percebe-se a aberração cromática nas emendas. Portanto é recomendado fazer uma captura 360° com 4 fotos (crop) ou 3 fotos (full-frame), para garantir uma emenda mais segura.

As câmeras Ricoh Theta usam duas lentes fisheye 180×180 simultâneas que capturam e já emendam as duas fotos em uma única imagem equirectangular.

Lente Sigma 8mm f3.5 EX DG para Canon e Nikon

A lente Sigma 8mm f3.5 EX DG (circular fisheye) é bastante robusta e confiável, além de muito versátil, tanto que a Google recomenda seu uso para o programa Fotógrafo/Agência de Confiança (Street View Trusted).

Os modelos EX funcionam tanto em câmeras full-frame quanto em crop. Veja o resultado da captura com a mesma lente em câmeras diferentes. É importante notar que a Sigma fabrica esta lente com encaixes específicos para Sigma, Nikon e Canon, de forma que uma lente só servirá para uma determinada marca de câmeras.

Lente Sigma 8mm em várias câmeras

Qual a melhor lente para fotos 360 graus, afinal?

Vimos que a resposta para esta pergunta não é tão simples e depende diretamente do resultado que você quer obter. Se quer algo prático e rápido para uso doméstico, pode usar seu próprio smatphone, ou então compre uma Theta m15 / Theta S, que tem um valor inicial mais acessível, mas com resultados que não são suficientes para fins profissionais. No entanto, se sua intenção é ter resultados superiores para trabalhos profissionais – como um Tour Virtual Multimídia ou o Google Street View Trusted – comece com uma fisheye pois terá menos trabalho para emendar as fotos e explore as possibilidades conforme seus recursos permitirem.

Independente da lente, para obter os resultados perfeitos é muito mais importante usar uma cabeça panorâmica para garantir o giro pelo ponto nodal e eliminar o efeito paralaxe que irá atrapalhar o encaixe das imagens na hora de costurar as fotos. Considerando que uma lente não é um investimento barato, avalie estes pontos de acordo com o resultado desejado:

  • Qualquer lente criará fotos que precisam ser costuradas/emendadas
  • Uma lente mais aberta (fisheye) gera mais distorção e menor resolução final, mas permite capturar menos fotos.
  • Uma lente zoom (ex: 18mm ou mais) permite capturar mais detalhes, porém, com muito mas fotos para emendar.
  • Lentes mais claras, (ex: f3.5 ou menores) conseguem capturar mais luz com menor tempo de exposição, isso é ótimo para ambientes mais escuros e evita granulação.
  • Antes de comprar uma nova lente procure ler revisões na internet ou imagens de exemplo dos resultados obtidos com a combinação: sua câmera + nova lente.
  • Lembre-se sempre que uma lente pode durar uma vida se for bem conservada, enquanto que o corpo da câmera deverá ser substituído depois de alguns anos de uso, pelo avanço das tecnologias ou quando travar pela quantidade de cliques.

Links Úteis

  • PanoForum – Fórum em português sobre fotografia panorâmica
  • The Digital Picture – Revisões de Equipamentos
  • PTgui – Software para emendas e publicação baseado no Panorama Tools
  • Hugin – Software gratuito para emendas
  • Autopano – Software para emendas automaticas

Continue Aprendendo

Leia bastante na internet e continue aprendendo em nosso blog. Compartilhe suas experiências e nos deixe uma mensagem e/ou dúvidas na área de comentários abaixo.

Se quiser um treinamento especializado com anos de experiência profissional, visite nossa Página de Cursos.

Postagens Recentes
Mostrando 2 comentários

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt
0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Foto equirectangular com qualquer camera para tour virtual 360Foto equirectangular 360x180