Proporção 2:1, 360×180 equirectangular e projeção esférica

 em Dicas

proporção 2:1 é a relação entre a  largura e a altura de uma fotografia em projeção esférica, também chamada de imagem equirectangular. Ao dizermos que uma imagem está na proporção 2:1 significa que ela terá a largura com o dobro da altura, pois temos 360° no sentido horizontal e 180° no sentido vertical (360×180).

Entendendo melhor a proporção 2:1

Uma fotografia para documento de identidade geralmente tem um tamanho padrão de 3 cm de largura e 4 cm de altura. Exatamente por este motivo o chamamos de retrato 3×4. Uma fotografia convencional no tamanho 15 cm x 10 cm segue uma relação entre sua largura e altura na ordem de 3 por 2, pois fazendo uma divisão simples chegaremos a estes números por causa do denominador comum = 5; 15 = 5 / 3 e 10 = 5 / 2. Assim, também é correto chamar esta relação de proporção 3:2.

Uma tela de computador convencional segue uma proporção 4:3, nas resoluções 800×600, 1024×768, etc. Entretanto, as resoluções que chamamos de widescreen usam a geralmente uma proporção 16:9 ex: 1280×720 (HD), 1920×1080 (Full HD) e (4K).

Porque se chama projeção esférica?

Nas áreas de geometria, ilustração e geografia as projeções servem para representar uma forma em outra ou transpor uma informação que se apresenta em superfícies irregulares, ou formas 3D, para um plano 2D simplificado. Por exemplo, na cartografia a projeção esférica tem a intenção de representar o globo terrestre num mapa, ou seja é a representação de uma esfera tridimensional num plano cartesiano bidimensional. Este tipo de projeção também é chamada de Projeção Cilíndrica Equidistante pois mantém a distância constante entre os pontos no plano para obter um cilindro.

projecao cartografica

Alguns exemplos de projeção cartográfica

Foto equirectangular - Projeção Equirectangular

Projeção equirectangular ou Projeção cilíndrica equidistante

Foto equirectangular - Mapa do Globo Terrestre com indicatrix de Tissot

Neste tipo de projeção ocorre uma distorção em relação à linha do equador para os polos

Porque usamos a projeção equirectangular para fotos 360×180?

Tudo começa na captura das fotos, e uma foto equirectangular pode ser capturada usando qualquer câmera (até mesmo a do celular). Para cobrirmos todo o ambiente é necessário sobrepor as fotografias, de forma que não fique faltando nenhuma área do campo visual. Dependendo da abertura da lente disponível serão necessárias mais ou menos fotos. Adicionalmente podemos usar a técnica HDR para compensar áreas muito claras ou muito escuras.

Fotografia 360 - fotos

Captura fotográfica 360° com uma lente fisheye circular

360×360, 180×360 ou 360×180

Um erro comum é identificar uma foto esférica como 360×360, mas na verdade você não vira de cabeça pra baixo quando olha um ambiente. Se considerarmos ponto a partir da linha do horizonte, podemos virar para os lados num giro completo ao redor do nosso próprio eixo até voltar ao ponto inicial, assim percorrendo 360° na horizontal. A partir deste mesmo ponto podemos olhar 90° para cima até o céu e 90° para baixo até o chão, isso nos da 180° na vertical. Então na verdade estamos falando de 360×180, pois a imagem representa 360° x 180°, o que fazendo uma divisão simples nos dá 2 x 1 ou seja uma proporção 2:1.

A partir das imagens fotográficas capturadas, a foto esférica precisa ser criada e/ou editada em um software bidimensional – como o Photoshop, PTGui ou Autopano – para que possa então ser publicada novamente como uma foto esférica (photosphere). Para este tipo de edição, a projeção equirectangular é perfeita pois há uma relação bidimensional direta entre pixels e dimensões (largura e altura). Além disso, esta projeção é a que mais se aproxima da realidade fotografada, permitindo que vejamos numa única imagem a área prioritária central, deixando as áreas de teto e chão distorcidas, pois estas geralmente não tem prioridade na edição.

Equirectangular 360x180

Imagem equirectangular de uma igreja, o teto e chão aparecem distorcidos

little-planetCuriosidade sobre a foto equirectangular

  • A partir de uma captura esférica, é possível conseguir outras projeções que produzem resultados bem interessantes, como a projeção estereoscópica, conhecida pelo efeito little planet, que gera uma imagem em forma de planeta a partir de fotos 360°.
  • A criação da projeção cilíndrica equidistante (equirectangular) é atribuída a Marinus de Tiro, a quem Ptolomeu credita a invenção no ano 100 d.C.
  • Existe um grupo no Flickr dedicado a fotos em proporção 2:1.

Se gostou deste conteúdo, não esqueça de compartilhar. E pode comentar para falar dos seus traalhor ou tirar dúvidas sobre este assunto. Se preferir uma consulta gratuita sobre algum ponto específico basta entrar em contato.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt
0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

melhor lente para fazer fotos 360 grausPonto Nodal Point No Parallax Point