Qual a melhor cabeça panorâmica (panohead) para fotos 360 e tour virtual

 em Equipamentos

A cabeça panorâmica (panohead) é uma ferramenta essencial na fotografia panorâmica em 360 graus. Ela permite ajustar com precisão o posicionamento do giro da lente num ponto específico que ajudará no encaixe das fotos adjacentes com perfeição. Neste artigo veremos os prós e contras das diversas opções disponíveis para ajudar você a escolher a melhor cabeça panorâmica para suas fotos em 360 graus e tour virtual.

Para que serve uma cabeça panorâmica (panohead)?

Ao capturar fotos de um ambiente em 360 graus é necessário tirar várias fotografias que serão costuradas para construir sua representação num plano esférico. Para que esta costura seja possível, as imagens devem ter uma área de sobreposição entre si que permita ao software de costura (stitching) encontrar os mesmos elementos entre as fotos para que se encaixem.

Fotografia 360 - fotos tiradas com uma cabeça panorâmica de haste

Fotos capturadas usando uma lente fisheye e cabeça panorâmica com áreas de sobreposição entre si

Quando as fotos são tiradas usando uma câmera fotográfica convencional – com ou sem tripé – a lente gira em torno do corpo (da câmera ou de quem fotografa) e a cada foto muda o alinhamento da lente com relação os outros elementos do local. Esta mudança de alinhamento se chama paralaxe e dificulta o trabalho de costura das fotos adjacentes.

As cabeças panorâmicas foram desenvolvidas exatamente para eliminar esta diferença de alinhamento das fotos e permite o reposicionamento da lente e girar sobre um ponto sem paralaxe (também conhecido como ponto nodal).

Atualmente existem modelos de câmeras 360 com duas ou mais lentes capazes de capturar simultaneamente as fotos e (geralmente) a própria câmera já emenda estas fotos numa única imagem equirectangular que representa toda a projeção esférica do ambiente. Repare que fisicamente não é possível deixar as lentes no mesmo ponto e certamente haverá alguma diferença de alinhamento nas bordas, que são mais facilmente percebidas nos objetos mais próximos.

Opções de cabeças panorâmicas

Existem dois grupos principais de cabeças panorâmicas, a tradicional de haste e a mais específica de anel. Para exemplificar as diferenças dos tipos e modelos existentes, montamos uma lista de equipamentos que podem oferecer resultados satisfatórios. A maioria destes modelos são fabricados regularmente e estão disponíveis para compra como novos, enquanto que outros podem ser encontrados apenas em pontas de estoque ou então no mercado de usados nacional e internacional.

Cabeça panorâmica de haste

Cabeça panorâmica de haste funciona com qualquer câmeraA cabeça panorâmica de haste (panoramic head) funciona com qualquer tipo de câmera convencional e com qualquer combinação de corpo e lente (DSLR, Mirrorless, etc). Basta montar a câmera e configurar o ponto sem paralaxe da lente. Depois da configuração inicial não é necessário mais mudá-la, desde que continue usando o mesmo equipamento.

Com a ajuda de uma cabeça panorâmica, a quantidade de fotos necessária para completar o espectro 360 x 180 (2:1) dependerá diretamente da abertura da lente que você usar. Por exemplo, numa lente Sigma 8mm bastam 6 fotos, mas para uma lente 18mm convencional provavelmente serão necessárias de 36 a 40 fotos, e ao usar uma lente 50mm ou mais fechada certamente serão necessárias muito mais fotos para gerar uma única imagem equirectangular para a representação esférica do ambiente.

Alguns modelos de panohead de haste:

* descontinuado

Continue lendo para aprender como fazer sua própria cabeça panorâmica de haste

Cabeça panorâmica de anel

A cabeça panorâmica de anel (ring pano head) foi desenvolvida para permitir mais agilidade e portabilidade no uso diário. Geralmente vem com uma inclinação entre 5° e 7,5° para cima, isso permite uma captura mais precisa do chão/teto (zenith) enquanto que o chão (nadir) ficará com uma falha que será tratada em softwares de edição ou então sobreposta por um Nadir Patch. Esta característica torna esse tipo de panohead ideal para trabalhos que exigem agilidade na captura e rapidez na entrega como o programa Google Street View Trusted.

Compatibilidade de lentes limitada

Uma cabeça panorâmica de anel funcionará exclusivamente com um tipo de lente específico, pois já vem pré-configurada para se ajustar ao ponto sem paralaxe de cada lente. Portanto, é necessário  comprar o anel específico para a sua lente, dentro da lista de lentes que cada fabricante suporta. As lentes Fisheye mais populares são suportadas – Sigma, Nikkor, Canon, Samyang, etc. – entre 4,5mm e 17mm. Veja por exemplo a lista completa de lentes suportadas pela Tom Shot (em inglês).

Alguns modelos de panohead de anel:

Cabeças panorâmicas para câmeras de ação

Alguns fabricantes de câmeras de ação já embarcaram na produção de fotos e vídeos em 360 graus. A GoPro já tem seu próprio modelo especial para VR que envolve 6 câmeras para captura simultânea (com paralaxe) que se chama OMNI.

No entanto, para capturar fotos 360 perfeitamente usando a GoPro e outras marcas surgiu a Panohero, uma cabeça panorâmica portátil desenvolvida na Alemanha para eliminar o paralaxe ao tirar apenas 6 fotos do mesmo ambiente. O projeto original já foi atualizado e atualmente o fabricante oferece panoheads para diversos modelos de action cameras: GoPro, Xiaomi e SJCAM.

No Brasil a 360cam oferece o modelo Panobase R3, uma alternativa com alta precisão e um preço bem mais acessível para alguns modelos da GoPro. Disponível no mercado nacional significa também que a entrega é mais rápida e o suporte é em português.

  • Panohero – projeto original desenvolvido na Alemanha pela Herdima.
  • Panobase – versão distribuída no Brasil pela 360cam.

Cabeças panorâmicas motorizadas

Existem ainda os modelos motorizados que podem capturar fotos automaticamente mediante uma programação predefinida. Estes modelos são muito utilizados em capturas de zoom extremo chamadas de Gigapanos, pois o resultado final das imagens são medidos em gigapixels.

Frequentemente acontecem novas iniciativas de produzir a maior foto do mundo e até mesmo a NASA que tem uma foto da Lua com 681 gigapixels. Segundo o Guinness World Records, o recorde mundial atual é de 846,07 gigapizels, numa foto 360 graus de Kuala Lumpur, na Malásia. Enquanto que a maior foto 360° subaquática é de um brasileiro, com 220.5 megapixels.

Modelos como a Gigapan e piXpert são apenas alguns exemplos de eqipamentos que podem automatizar o processo de captura panorâmica. Recomendamos que veja também a lista de Gavin Farrel (em inglês) sobre o assunto.

[APRENDA A FAZER GIGAFOTOS]

Cabeça panorâmica giratória

Existem também modelos de cabeças panorâmicas giratórias – motorizadas e manuais – que não server bem para o propósito da fotografia em 360 de precisão, mas são ótimas como uma forma de captura automatizada de vídeos ou time-lapse.

Elas também são chamadas de pano head pois tecnicamente fazem um giro 360 graus e permitem paradas regulares para a captura, no entanto não giram na vertical, somente na horizontal, no eixo padrão do corpo da câmera, criando o indesejável paralaxe.

Faça você mesmo a sua panohead

Nosso parceiro Cartola já escreveu um artigo detalhado sobre seu projeto de cabeça panorâmica caseira, ou suporte simples para fotografia panorâmica. Assista o vídeo abaixo para entender melhor o funcionamento.

Não é difícil encontrar na internet outros artigos faça você mesmo (em inglês) mostrando outros projetos de panoheads.

E sempre existem outras alternativas comerciais, genéricas e/ou experimentais.

Com o mercado aquecido para experiências de realidade virtual (VR, ou Virtual Reality) é natural que surjam outros fornecedores em diversos lugares, que oferecem produtos com qualidade aceitável e preços mais atraentes. Veja abaixo algumas opções em sites populares entre os fotógrafos, mas confira sempre a procedência e dê preferência a fabricantes consagrados que geralmente tem garantia e suporte adequado.

E não podemos esquecer do Philopod, que é uma alternativa de panohead/tripé viirtual 😉

 


Gostou deste artigo? Deixe um comentário e compartilhe em suas redes sociais.
Continue aprendendo em nosso Blog.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt
0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar