Guia e Heatmap: Novas ferramentas no editor de vídeos 360 do Facebook

 em Dicas, Facebook 360, Ferramentas, Vídeos 360 Graus

Conheça abaixo as novas ferramentas no editor de vídeos 360 do Facebook: Guia e Heatmap. Estas ferramentas ajudarão a melhorar a experiência dos expectadores ao assistir seus vídeos em 360 graus publicados no Facebook.

Artigo escrito por Paul Beddoe-Stephens, Líder de  Parcerias, Facebook 360.
Publicado originalmente em 10 de agosto de 2016.
Traduzido por: Dionizio Bach, 360°Mix

“Desde que começamos a implantar os vídeos 360 no feed de notícias em setembro, mais de 250.000 vídeos 360 foram enviados para o Facebook. À medida que mais e mais pessoas passam a imergir em experiências de vídeo 360, queremos ajudar os editores e criadores de envolver melhor os seus públicos-alvo e aprender mais sobre como eles respondem aos seus vídeos 360.

Hoje nós estamos introduzindo duas novas ferramentas para os editores que compartilham vídeos 360 no Facebook:

  • Guia, uma nova maneira de dar aos seus telespectadores uma visita guiada do seu vídeo 360 como ele joga, para que eles possam desfrutar de uma experiência de simplesmente relaxar, assistir e nunca perca um momento importante.
  • Heatmap, uma ferramenta de percepções visuais que mostra quais áreas de um vídeo 360 o seu público está gastando mais tempo assistindo.

Como funciona o Guia

O Guia permite que você defina a narrativa para o seu video 360, destacando pontos específicos de interesse no campo de visão ao longo de seu vídeo. Se você decidir usar o Guia, uma vez que você selecionar esses pontos, as pessoas que assistem o seu vídeo serão automaticamente direcionadas ao redor do vídeo conforme ele toca, garantindo que eles não percam a ação e – seja um mergulhador a explorar o oceano ou um tubarão nadando por trás deles.

Para usar o Guia:

  • Quando você enviar o seu vídeo para o Facebook, marque a opção “Este vídeo foi gravado em formato 360°”
  • Siga para a aba “Controles 360”
  • Marque a caixa que diz “Permitir Guia”
  • Reproduza seu vídeo para identificar os pontos de interesse que você não quer que seus seguidores percam
  • Para adicionar um ponto de interesse, selecione “+ Adicionar Ponto” quando o vídeo estiver pausado, e esse ponto de interesse será adicionado ao Guia

facebook360videos-publisher-tools-guide

Quando as pessoas assistirem ao vídeo, o Guia será ativado por padrão e o vídeo irá automaticamente deslocar-se para seus pontos de interesse conforme for reproduzido. Os espectadores que preferirem não assistir via Guia podem simplesmente arrastar ou deslizar fora da cena para explorar a vista em 360 graus por conta própria. Se eles quiserem voltar para a experiência guiada, clicar/tocar o indicador de posição no lado direito do vídeo (que vai dizer “Auto” sempre que o Guia estiver ligado) vai trazer de volta o Guia.

facebook360videos-publisher-tools-consumer

Você pode explorar como alguns editores já estão usando o Guia, verificando as experiências abaixo:

  • Junte-se à GoPro nas profundezas do oceano nadando com tubarões
  • Com o New York Times, siga o sprint de 100m de Usain Bolt quando ele quebra o recorde mundial
  • Faça um cruzeiro pelo porto de Nova York com a ABC News e aprenda um pouco mais sobre a história da cidade

Trabalhe com o Heatmap

Heatmap é uma ferramenta de insights que ajuda a entender quais partes do seu vídeo 360 o público acha mais interessante. Ele mostra as partes específicas do campo de visão que o público passou a maior parte do tempo assistindo, apresentado como um mapa visual que destaca as partes “mais quentes” do seu vídeo. Esta informação é obtida a partir de dados agregados de nossos visualizadores, medindo cada vez que seu observador se move 30° dentro da cena. Para os editores que optam por utilizar o Guia, os conhecimentos que recolher de Heatmap pode ajudar a informar como você pode escolher seus pontos de mais interesse para o Guia.

facebook360videos-publisher-tools-heatmap1

O Heatmap está disponível para qualquer vídeo publicado a partir de 1 de Maio de 2016, que tenha mais de 50.000 visitantes únicos. Para ver o seu Heatmap num vídeo específico, visite sua biblioteca de vídeos sob Ferramentas de publicação, em seguida, clique no vídeo que você gostaria de saber mais detalhes. Você encontrará o Heatmap na guia Vídeo Insights para esse vídeo.

Estamos animados para ver que tipos de experiências 360 você irá criar com o Guia, e como você usará o Heatmap para informar e inspirar os vídeos 360 que você irá criar e publicar no Facebook. Para saber mais sobre a publicação de vídeos 360 no Facebook, visite facebook360.fb.com/learn.”


Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos e deixe seu omentário abaixo. Continue aprendendo em nosso blog e se precisar de ajuda com suas fotos e vídeos em 360 graus, entre em contato.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt
0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar