Como Fazer um Tour Virtual 360 Graus – Todos os Passos Necessários

 em Dicas, Técnicas

Um dia desses o meu filho, que então tinha 5 anos, se aproximou querendo saber com o que eu trabalhava. De pronto eu comecei a fazer uma lista de tudo o que eu fazia: tradução, design, desenvolvimento web, música, produção multimídia, treinamentos, palestras… e finalmente cheguei numa das minha atividades favoritas: Fotografia 360° e Tour Virtual. Então ele me olhou com cara de espanto e curiosidade e perguntou “o que é um tour virtual? “. Depois de uma explicação simplificada sobre como as fotos 360° podem representar um ambiente completo num determinado momento da história, e que um tour virtual seria um passeio entre os vários ambientes de um determinado lugar, que permitia a outras pessoas conhecer este lugar sem precisar ir lá pessoalmente. Ele viu alguns exemplos e, já fascinado com a tecnologia, queria logo aprender como fazer um Tour Virtual 360 graus da nossa casa. 🙂

Como Fazer um Tour Virtual 360 - tabletAtualmente a realidade em 360° está presente em diversos segmentos, e as gerações mais recentes nem sequer conheceram uma realidade sem a existência da internet e seus benefícios. A própria Google faz parte deste movimento de popularização de imagens imersivas, usando o Street View como plataforma para um guia local integrado de mapas e empresas (Google Meu Negócio). Mais recentemente, o YouTube e Facebook anunciaram suporte a vídeos 360 em seus players de exibição para qualquer dispositivo, desktop ou mobile. A produção de fotos 360° e Tour Virtual está cada vez mais acessível e simplificada, com softwares mais poderosos e a aparição de projetos de gigantes da informática (como o ICE da Microsoft) ganhando notoriedade, simpatia e adesão de mais interessados.

Além dos fabricantes de software e redes sociais, várias empresas investem em equipamentos de captura de fotografia e vídeo em 360 graus. As máquinas DSLR estão cada vez mais potentes e mais baratas. Isso tudo torna a cultura panográfica mais popular e aproxima o consumidor da realidade virtual dos ambientes e momentos em 360°. Portanto, é natural perceber um número crescente de empresas e organizações adotando o Tour Virtual como ferramenta de negócios. Nomes como Chevrolet, New York TimesGlobo G1 e Skol Beats vão aumentando as fileiras das empresas que já perceberam que o Tour Virtual é o presente, pois já era dito como o futuro há 20 anos atrás.

E se você chegou até aqui, deve perceber a importância de ter um Tour Virtual para seu negócio ou clientes, então vamos ao que interessa…

Como fazer um Tour Virtual 360 graus

360Heroes Videos 360Para produzir um Tour Virtual é importante seguir os seguintes passos:

  1. Capturar as Fotos em 360 graus
  2. Emendar as Fotografias para criar uma projeção esférica do ambiente
  3. Fazer o tratamento das imagens em projeção esférica
  4. Desenvolver o Passeio Virtual (tour) com todas os ambientes e opcioais
  5. Publicar num servidor Web para ver seu Tour Virtual online

Conforme mencionado anteriormente, é possível usar Apps para celular que já fazem todo este serviço, mas geralmente deixam falhas nas emendas e nenhum deles consegue publicar mais de um ambiente por vez, desta forma perdemos a sensação do passeio virtual, pois não há conexão entre os ambientes.

A melhor forma de começar um tour virtual é usando o equipamento correto para captura, já que as imagens capturadas serão diretamente responsáveis pelo resultado final da experiência imersiva.

Equipamento Ideal para Captura Fotográfica 360°

  • Ring Panohead - Atome precision 360Câmera DSLR – qualquer marca, Nikon e Canos são as mais usadas
  • Lente Fisheye (grande angular) – idealmente entre 8 mm e 15mm
    • Pode usar lentes mais fechadas, como 18mm mas serão necessárias mais fotos para cobrir todo o ambiente esférico
  • Cabeça panorâmica – de haste ou anel – Importante para posicionar o giro da câmera na lente (Ponto Nodal) e eliminar o efeito paralaxe indesejado.
    • Haste é mais versátil, serve em qualquer ocasião, algumas pessoas fazem sua própria panohead caseira.
    • Anel é mais prática e portátil, apesar de mais limitada otimiza muito o fluxo de trabalho.
  • Nivelador – ajuda muito a manter a linha do horizonte alinhada
  • Rotator – essencial para parar no ponto certo de tirar cada foto
  • Tripé – robusto o suficiente para se manter estável, depende do peso do equipamento

O investimento em equipamentos mais profissionais e resistentes se pagará no decorrer do tempo, enquanto uma economia inicial poderá representar arrependimento e gastos adicionais em tempo e/ou troca de equipamentos.

Equipamentos alternativos para Captura Fotográfica 360°

  • Iris360 Google Street View TrustedCâmera one-shot
    • 360CamKodak P360360Fly são alguns exemplos de câmera portáteis que conseguem fazer a captura de todo o espectro panorâmico em 360 graus com apenas uma foto. Alguns modelos realmente são para uso doméstico ou inicial pois tem pouco ou nenhum controle de exposição e geralmente não oferecem captura em HDR, No entanto a indústria tem se movido rapidamente e apresentado novas versões e equipamentos com maior resolução e controles mais precisos via App para smartphones.
    • Ricoh Theta S, Samsung Gear 360 LG 360 CAM são alguns modelos recomendados para o programa Google Street View Trusted e podem ser controladas remotamente pelo Street View App.
    • Iris360 é um modelo profissional de alta performance desenvolvida em parceria com a Google para o programa Street View. é um investimento mais caro porém com resultados superiores e já entrega as fotos costuradas em HDR.
    • 360Heroes – Sistema de captura baseado em 6 câmeras esportivas GoPro, recentemente a própria GoPro lançou sua versão chamada Omni.
  • Monopé / Tripé – depende do peso do equipamento

Alguns destes equipamento one-shot servem tanto para captura de fotos quanto vídeos em 360 graus, os valores variam bastante, sendo acessível tanto para iniciantes quanto para fotógrafos experientes.

Aprenda mais sobre os diversos processos de captura.

Softwares para Emenda

Software Emenda Costura Panorama 360Para Criar um Tour Virtual 360 será necessário emendar e tratar as fotografias capturadas de forma que elas formem uma projeção

Atualmente já é possível emendar fotos 360 online, mas para um total controle do processo é melhor ou usar aplicativos específicos para esta finalidade:

  • Adobe Lightroom – Ideal para tratamento em massa antes da emenda
  • Adobe Photoshop  – Pode emendar as fotos, ideal para tratamento das fotos após a emenda
  • Kolor AutoPano – Ideal para processos automatizados, irmão do PanoTour
  • PTGui – Ideal para um total controle do processo
  • 3DVista Stitcher – Para emenda em qualquer tipo de imagem, incluído no Virtual Tour Suite
  • Panoweaver – Mais uma alternativa de aplicativo para emenda de fotos panorâmicas
  • Hugin – gratuito, open source

A maioria dos softwares acima tem suporte a tratamento e tonalização HDR. Todos oferecem uma versão Trial para experiência antes de comprar a licença.

Aprenda mais sobre os processos e truques no tratamento e emenda em 360°.

Publicação do Tour Virtual 360 graus

Tour Virtual 360 - Planejamento

Publicar um tour virtual requer pouco conhecimento técnico, os aplicativos existentes já fazem a parte pesada do serviço. No entanto, é muito importante entender bem o funcionamento da Web, hospedageme  FTP, e também conhecer algumas linguagens como HTML, CSS e Javascript. As melhores opções de Aplicativos para publicação do Tour Virtual 360 graus são:

  • KRPano – Ferramenta poderosa e tradicional que permite a criação do tour diretamente no seu navegador
  • Pano2VR – Aplicativo dedicado a criação, edição e publicação de Tour Virtual a partir de imagens esféricas
  • Tourweaver – Aplicativo para criação e publicação de Tour Virtual
  • PanoTour – Aplicativo gráfico baseado no KRPano que oferece uma interface gráfica muito mais fácil de usar
  • 3DVista Virtual Tour Suite – Aplicativo mais recente, com muitas possibilidades para explorar
  • Matterport – Sistema proprietário que requer um equipamento próprio de captura e assinatura do serviço para publicação em servidores dedicados à criação e hospedagem do Tour Virtual.

Precisando de uma ajuda adicional?

Aprenda como fazer tour virtual 360 em nossos cursos presenciais, onde trocamos experiências e ensinamos todas as dicas e truques para economizar seu tempo em aprendizado e produtividade. Se você tiver interesse em fotografar em sua cidade para fazer parte do programa Google Street View Trusted, entre em contato. Também oferecemos consultoria personalizada e parceria para Captura, Tratamento e Publicação de Tour Virtual sob demanda no 360°Clube em todo o Brasil e Portugal..

Gostou deste artigo sobre como fazer um Tour Virtual 360 graus?

Continue aprendendo nos posts relacionados abaixo. Não esqueça de compartilhe em suas redes sociais e deixe seu comentário abaixo sobre suas experiências, dúvidas e sugestões. Se preferir, entre em contato para um atendimento personalizado.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt
0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar