Como fazer uma Foto Equirectangular com qualquer câmera

 em Dicas, Técnicas

Você já reparou que uma foto panorâmica 360° pode ser representada em várias projeções diferentes? Pannini, Mercator, Little Planet, etc. Todas elas representam um mesmo ambiente e partem de uma única foto equirectangular. Se capturarmos  fotos o suficiente para recriar uma representação esférica do ambiente desejado poderemos usar um software de emenda e teremos então uma foto equirectangular para começar a trabalhar. Continue lendo e você aprenderá como fazer foto equirectangular usando qualquer câmera.

O que é uma Foto Equirectangular?Foto equirectangular 360x180

Uma foto equirectangular (equirretangular ou esférica) é basicamente uma fotografia que representa todo o campo de visão em 360° na horizontal  e 180° na vertical. Repare na proporção 2:1 (360×180), que significa que a foto terá o formato de um retângulo cuja largura terá o dobro da altura.

O correto é realmente 360×180 e não 360×360, pois quando olhamos acima e abaixo observamos 90° em cada direção vertical = 180°, enquanto que o movimento horizontal é realmente 360° para podermos cobrir todo o campo esférico ao nosso redor.

UFoto equirectangular - Perspectiva Verticalm pouco de teoria (mas não muito)

Uma foto equiretangular é basicamente uma projeção esférica (ou projeção cilíndrica equidistante), ou seja, a representação da esfera (uma bola) num plano cartesiano (uma folha), e assim é possível visualizar o globo terrestre representado num mapa. A linha do equador representa os 360° horizontais que vemos ao girar no próprio eixo. A partir do centro, os meridianos vão se distorcendo para cima e para baixo, uma vez que os polos norte e sul, que seriam originalmente apenas um ponto, são representados por uma linha.

Foto equirectangular - Mapa do Globo Terrestre com indicatrix de Tissot
No link abaixo você verá como a projeção equirectangular com bolas de distorção se comporta quando publicada em um Tour Virtual 360°.

Foto equirectangular - Projeção Esférica[CLIQUE AQUI PARA VER O EXEMPLO INTERATIVO]

Se imaginarmos a projeção como um cubo, teremos quatro lados, acima e abaixo, alguns softwares usam estas cube faces para  montar o Tour virtual.

E esta é a estrutura básica de uma foto equirectangular, usada para fazer Tours Virtuais, ambientes em 3D e outras aplicações artísticas e profissionais. Este link demonstra alguns exemplos e o processo de captura e edição das fotos.

Como fazer foto equirectangular com qualquer câmera

Use um equipamento apropriado para obter melhores resultados na foto equirectangularPasso 1 – Captura das fotos

Considerando que uma lente comum consegue registrar apenas uma área limitada do campo de visão, então é necessário capturar várias fotos, em várias direções diferentes, para emendar estas fotos e conseguir uma representação de todo o campo esférico do ambiente. A quantidade de fotos que você precisa tirar depende apenas da sobreposição possível com sua lente. Uma lente mais aberta – ex: Fisheye 8mm (grande angular) – consegue cobrir uma área maior, então será preciso tirar menos fotos do que com uma lente mais fechada – ex: Lente 18mm (convencional). Portanto você pode usar qualquer câmera – até mesmo seu celular – para capturar fotos suficientes que sobreponham pelo menos 1/4 de cada foto adjacente.

Atualmente já existem equipamentos que conseguem capturar e emendar as fotos automaticamente como a Ricoh Theta, a 360cam e a Iris360.

O mais importante é cobrir toda a área central, acima e abaixo, girando sempre ao redor da lente, para eliminar o efeito paralaxe que cria uma diferença de alinhamento dos objetos entre as fotos. Por este motivo existem cabeças panorâmicas que fazem com que a câmera gire em torno da lente – ponto nodal – e não ao contrário.

Fotografia 360 - fotos

Veja em detalhes uma sequência de fotos com sobreposição

Uma técnica interessante para garantir o posicionamento correto da câmera é usar um philopod, que é basicamente um tripé virtual usando um prumo conectado à lente para manter a posição e altura da câmera durante todo o processo [baixar pdf]. Veja no vídeo abaixo como usar o philopod. Lembre-se que se você vai usar uma lente mais fechada, tera que fazer mais camadas de fotos – central, acima e abaixo – para conseguir capturar toda o campo esférico ao seu redor.

Outra dica importante é usar configurações manuais quando possível, mas se deixar no automático faça mais fotos intermediárias para ajudar a fotometria na hora da emenda.

Mas dá pra fazer com qualquer câmera mesmo?

No vídeo abaixo você verá como fazer uma foto equiretangular usando um telefone celular. Repare que a técnica é a mesma usando qualquer câmera a diferença está na quantidade de fotos necessárias para fechar a esfera e a qualidade das emendas, que deverá ser feita posteriormente usando um software de emenda em seu computador (vide próximo passo).

Nota: Este App da Google apresentado no vídeo acima está disponível para Android e iOS e a foto final tem resolução suficiente para o Street View, mas não para o serviço Google Business View, que requer um Fótógrafo de Confiança Google.

Método recomendado

A fotografia panorâmica em 360 graus é um trabalho minucioso de precisão com técnicas avançadas para conseguir resultados perfeitos. A melhor forma de conseguir uma foto equirectangular sem erros de emenda é usar uma cabeça panorâmic. Veja no vídeo abaixo o processo de montagem do equipamento, a captura de toda a esfera panográfica, e por último a captura a mão livre usando uma câmera DSLR + Lente Fisheye. Mas lembre-se que o processo é o mesmo com qualquer câmera, basta diminuir a distância entre as fotos e tirar mais fotos.

para fazer a costura de uma foto panorâmica é necessário um software específico para esta finalidadePasso 2 – Costura ou Emenda

Para costurar/emenda
r as fotos capturadas no passo anterior existem vários softwares específicos. Desde o Photoshop e AutoPano que fazem praticamente tudo automaticamente, até o Hugin e o PTGui que nos dão total controle do processo.

Basta carregar as fotos no software desejado e se vocês tirou fotos suficientes o software te apresentará uma cobertura completa de toda a esfera. Verifique no software que você está usando o tipo de projeção que ele irá gerar, para não escolher outra e obter um resultado diferente do esperado.

Foto equirectangular - Emenda

O Kolor Autopano já reconhece automaticamente o posicionamento de cada imagem para criar uma foto equirectangular e também remove os “fantasmas” entre as imagens.

O processo HDR é uma das formas de tratar as fotos para publicaçãoPasso 3 – Tratamento

Depois de emendadas você pode passar por uma pós produção para melhorar ainda mais a percepção de uniformidade da sua foto equiretangular 360°. O Photoshop é ótimo para esta finalidade pois ele realiza a maioria das alterações respeitando a continuidade no limite das fotografias. Se você usou a técnica de HDR, recomendo o Photomatix.

Dicas: Para o Google Business View a foto deve ser equirectangular com menos 32MP (megapixel), ou seja 8.000 px × 4.000 px.

Exemplos e Referências

Continue Aprendendo

Agora que você já sabe como fazer foto equirectangular aprenda como fazer um Tour Virtual 360 graus.

Visite os outros posts do blog e deixe um comentário abaixo com suas experiências. Compartilhe em suas redes sociais e se tiver alguma dúvida, entre em contato.

Conheça também nossa página de cursos

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Fotos HDR ou LDR para Panoramicas 360 grausmelhor lente para fazer fotos 360 graus